Curso de Educação Ambiental Movimento Pé no Parque

O Curso de Educação Ambiental tem como objetivo contribuir com a formação dos educadores para trabalharem as questões socioambientais e as unidades de conservação dentro - e fora - da sala de aula, e transformar suas aulas em mais uma forma de estimular a conexão e valorização da natureza.  São quatro módulos, cada um com quatro vídeo-aulas e um tema central. O primeiro módulo é uma introdução ao curso e à Educação Ambiental. Na sequência, apresentaremos três biomas brasileiros: a Caatinga, o Cerrado e a Amazônia, respectivamente no segundo, terceiro e quarto módulos.

Apresentadas pela educadora e bióloga Jade Prata Bueno, as aulas são enriquecidas por entrevistas com educadores, pesquisadores, artistas e convidados inspiradores. Além disso, cada módulo é acompanhado de materiais de apoio, como textos, documentos, vídeos e questionários, para ajudar o educador a se aprofundar nos temas e a explorar outras perspectivas dos assuntos abordados.

O Curso de Educação Ambiental do Movimento Pé no Parque é uma realização de ((o))eco em parceria com o Instituto Moleque Mateiro de Educação Ambiental, e patrocinado pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza.

Login
Inscreva-se

Módulo 1 - Introdução

Este módulo é um convite à refletir sobre a nossa conexão com a natureza e a importância em cultivar essa relação desde a infância. Também será apresentado uma introdução geral ao conceito de educação ambiental e a história do movimento ambientalista.

Entrar

Módulo 2 - Caatinga

Este módulo apresentará a Caatinga, o único bioma exclusivamente brasileiro e que abrange todos os estados do nordeste e o norte de Minas Gerais. O Parque Nacional da Serra da Capivara é nosso ponto de partida para entendermos melhor a riqueza do sertão.

Entrar

Módulo 3 - Cerrado

Este módulo apresentará o Cerrado e as possíveis abordagens de educação ambiental para este bioma. Falaremos das comunidades tradicionais e da sua relação com a conservação, e de iniciativas como o voluntariado, poderosa ferramenta de aproximação das pessoas com as áreas protegidas.

Entrar

Módulo 4 - Amazônia

Este módulo apresentará a Amazônia, maior floresta tropical do planeta e maior bioma em extensão do Brasil, que ocupa o equivalente a 25% do território do país. Apresentaremos também as comunidades que vivem e dependem da floresta e, por isso, aprenderam a valorizá-la.

Entrar

A inscrição deve ser feita no site. Basta criar um login (atenção, não pode usar espaços), criar uma senha e ter um email válido, além de inserir seu nome e sobrenome. Depois, clique em cadastrar e pronto, você será automaticamente direcionado para a página principal do curso. Clique aqui para fazer sua inscrição.

Direção
Marcio Isensee e Sá

Produção Executiva
Paulo André Vieira

Produção
Erica Fernandes Bernal Moreira

Roteiro
Lucia Jaber
Bruno Maia
Jade Prata Bueno

Fotografia
Micael Hocherman Correa

Montagem
Pedro Vilain

Artes e Animações
Julia Lima

Câmeras
Micael Hocherman Correa
Luana Rafael Melo

Gaffer
Luã Vitor da Silva Pereira

Técnico Som Direto
Felipe Ridolfi

Trilha Sonora
Ori LAB

Assistente geral
Leonardo Falcão

Maquiagem
Taiane Lima

Oper. Teleprompter
Roger - TP Carioca

Catering
Sonia Tinoco

Equipe Instituto Moleque Mateiro
Bruno Maia
Jade Prata Bueno
Lucia Jaber
Pablo Araujo
Henrique Machado
Luana Ramos
Guilherme Raeder
Yasmin Botelho dos Santos

Equipe O Eco
Daniele Bragança
Duda Menegassi
Eduardo Pegurier
Nádia Santos
Rafael Ferreira